PROJETO
CHEIRINHO DE PIPOCA
Sobre o projeto
O PROJETO CHEIRINHO DE PIPOCA, é o primeiro projeto de circuito de cinema itinerante exibido por meio de um retroprojetor em tela branca montada na lateral de um veículo, voltado especificamente para o público indígena no Amazonas de forma gratuita. Toda a proposta do Projeto é pautada de forma que toda a estrutura seja de fácil mobilidade e dessa maneira, seja possível levar a magia dos filmes, cultura e diversão que só o cinema é capaz de proporcionar para dentro das comunidades indígenas no Estado. E como todo grande cinema tem cheiro de pipoca, nos lugares por onde o circuito passar, pipocas e bebidas também serão distribuídas de forma gratuita aos participantes, deixando o momento de descontração e entretenimento ainda mais aconchegante com o marcante cheirinho de pipoca de cinema no ar. No entanto, todo o corpo físico e estrutural para realização deste projeto, precisa se deslocar até as áreas mais remotas, para que o mundo do cinema passa chegar às várias etnias existentes nas comunidades indígenas do estado. Para isso, toda a estrutura é pensada para ser de fácil mobilidade, facilitando assim seu transporte, por se tratar de um projeto itinerante e que pretende rodar pelas comunidades indígenas, muitas delas, localizadas em áreas de difícil acesso.
Dessa forma, UM CARRO para o INSTITUTO COMUNIDADE EM FOCO é fundamental, pois serve não somente como meio de transporte da equipe e equipamentos, como vai servir também de suporte fixo para a tela de projeção, que durante a ação será montada na lateral do veículo. A tela de projeção é usada para a exibição dos filmes que serão exibidos por meio de um retroprojetor de alta luminosidade para garantir um melhor contraste de cor e imagem. Uma caixa de som será estrategicamente posicionada, para garantir uma melhor experiência audiovisual durante a sessão. A meta é possibilitar que as comunidades de povos indígenas, que nunca frequentaram uma sala de cinema, possam experimentar a magia das grandes edições, superando a barreira do espaço-tempo que só a magia do cinema é capaz de proporcionar.
Justificativa
O INSTITUTO COMUNIDADE EM FOCO é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 07/08/2012, desde então, vem realizando várias atividades e projetos gratuitos voltados a comunidades com perfil de vulnerabilidade social, como: comunidades rurais, quilombolas, ribeirinhos e indígenas. O Instituto possui entre suas finalidades promover o desenvolvimento da cultura e da arte, porém, desde a sua criação, vem realizando suas ações com muitas dificuldades e até hoje, não foi possível A COMPRA DE UM VEÍCULO PARA USO EXCLUSIVO DO INSTITUTO. Em todas as ações, o carro utilizado sempre é emprestado ou precisa ser locado, gerando um gasto excedente para a realização de projetos que em sua totalidade, são sempre gratuitos. Por isso a AQUISIÇÃO DE UM VEÍCULO MOTOR 1.0 DE CATEGORIA POPULAR E USADO (SEMI NOVO) é tão importante para que possamos seguir com as nossas ações.
O PROJETO CHEIRINHO DE PIPOCA, com exibição de vídeos para comunidades indígenas só vem coroar esta solicitação, pois entendemos que a realização deste Projeto de exibição de filmes Itinerante é muito importante para as comunidades indígenas que muitas vezes, o acesso à educação, cultura, arte e principalmente entretenimento, encontram diversas barreiras para chegar a esses locais e os indígenas acabam perdendo o “gostinho de saborear” uma pipoca diante a uma grande produção cinematográfica. Espera-se também com o PROJETO CHEIRINHO DE PIPOCA, sensibilizar outros órgãos e instituições a direcionar mais projetos voltados para dentro da aldeias, visto que existem dados de que muitos jovens estão cometendo suicídio em aldeias no Amazonas onde dados apontam que no Brasil foi registrado no ano de 2020 cerca de 101 suicídios de indígenas, e a maioria dos casos aconteceu no Amazonas. Criar alternativas de ocupação por meio da arte e lazer é uma maneira importante de minimizar este quadro.
Veja a matéria na integra: